Academia Smart Fit

“Todo dia o sol da manhã vem e nos desafia…”

Até semana passada, a academia Smart Fit era para mim sinônimo de empreendedorismo  de qualidade. Porém, estou tendo uma dor de cabeça por conta da academia e, fuçando mais na internet, descobri que não sou a única.

Para começo de conversa, saiba que A RENOVAÇÃO DO CONTRATO POR MAIS UM ANO É AUTOMÁTICA, ou seja, ela é feita automaticamente sem que haja uma solicitação formal do cliente. Na minha opinião, isso é uma cláusula abusiva pois é claro que várias pessoas que não querem mais fazer academia não vão saber que, para não ter cobrada a próxima mensalidade, precisarão formalizar isso pessoalmente na Academia com, pelo menos, 1 mês de antecedência antes do vencimento da próxima mensalidade. Ou seja, eu preciso formalizar o cancelamento, não a renovação! Ah… e por algum motivo, os atendentes se esquecem de lembrar os clientes desse “detalhe” na hora da matrícula! Quem mandou não ler o contrato, não é verdade?

Segundo ponto: a SMART FIT não disponibiliza um telefone sequer para contato!!! Um absurdo e uma falta de respeito! Saiba que quando você precisar resolver algum pepino, terá de ir lá pessoalmente. E provavelmente só a Gerente vai compreender a sua situação. Infelizmente, quem me atendeu só sabia repetir o que haviam lhe falado e parece que tudo, absolutamente tudo, se resumia às informações do sistema. Eu fui atendida como se o Sistema deles fosse mais importante do que eu, do que as minhas necessidades. O cara não soube me explicar nada, não ajudou em nada a minha situação. Aí, meu amigo, não adianta simpatia ou sorriso no rosto. Eu estou querendo resolver um problema e o cara fica sorrindo? Isso não é gentileza não, é falta de consideração.

Ah… mas o que realmente me deixou alarmada e me fez escrever esse post – porque quem tem boca vai à Roma -, foi o fato de em outubro, quando houve a renovação automática do contrato, eles cobrarem também a ANUIDADE de R$ 99. Vou na academia segunda de manhã falar com a gerente para ter a restituição do meu dinheiro. Afinal, eu não vou usar o serviço pelo próximo ano e a prova disso é que solicitei o cancelamento! Então, por que pagar a anuidade?

Quarto e último ponto. A forma de cobrança da mensalidade da Smart Fil não é por débito automático, como eles sempre me falaram. Ela é cobrada na fatura do Cartão de Crédito na modalidade Compras por mala direta/telefone. Estou desconfiada que essa é uma maneira de a mensalidade da academia passar batida na fatura do Cartão de forma que pessoas menos atentas não percebam essa cobrança, pois, afinal, ela é de apenas R$ 69. Dica: nunca deixe de passar um olho atento sobre a sua fatura do cartão. Pode ser que você esteja pagando por coisas que nem está sabendo!

Eu liguei na Central de Atendimento do Banco do Brasil e duas atendentes não souberam me explicar o que é “Compras por mala direta/telefone”. Eu nunca havia percebido essa categoria antes, não encontrei uma explicação na internet e, por isso, liguei. A segunda atendente teimou que precisava ver a fatura e eu lhe dizia que para me tirar essa dúvida ela não precisava da fatura! E por que eu não lhe deixava ver a fatura? Ela precisava do número do cartão de crédito do meu marido para vê-la e eu não o tinha em mãos. Eu estava um pouco nervosa, então, ela me colocou na musiquinha e desligou na minha cara. Fiquei de cara! Por que não anotei o número do protocolo para fazer a reclamação? Central de Atendimento é bom para resolver problema padrão. Surge uma coisa um pouco diferente e eles já não sabem mais o que fazer. Enfim…

Mandei uma mensagem no Fale Conosco da Smart Fit:

Olá!
No dia 17 de novembro, meu marido cancelou a matrícula na Academia, imediatamente após sabermos que a matrícula havia sido renovada, automaticamente, por mais um ano.
Como ele não utilizará a academia pelo próximo ano, consideramos indevida a cobrança da anuidade no valor de R$ 99, em outubro, mas que consta da fatura do cartão de crédito com vencimento em novembro.
Sendo assim, solicitamos esclarecimentos quanto ao que devemos fazer para obter a restituição desse valor.
Atenciosamente,
Adriana

Ao que me responderam:

Boa tarde Adriana,

Infelizmente não temos como restitir esse valor da aunidade, se você tivesse efetuado o cancelamento antes do dia 1ª de outubro esse valor não seria cobrado.

Obrigado.

Fiz a réplica:

Bom dia,

Infelizmente não pude cancelar a matrícula antes do dia 1º de outubro. Se vocês tivesssem enviado um e-mail nos informando que o cancelamento deveria ser efetuado nesse prazo (já que não íamos à academia há meses), certamente teríamos efetuado o cancelamento.

Atenciosamente,

Adriana

Claro que essa minha resposta é uma crítica e não ajuda muito a resolver o problema. Na verdade, na segunda feira, fui pessoalmente à Smart Fit e um outro atendente ainda tentou me dissuadir de falar com a gerente. Pode? Ele disse que não iria adiantar. POIS ELE ESTAVA ERRADO!

A gerente, Fabiana, foi muito atenciosa, de uma empatia que me surpreendeu e pude, pela primeira vez, perceber que antes de ser uma cliente, eu sou um ser humano! Eu fui ouvida! Eu fui compreendida! Eu a parabenizei e entrei em contato novamente pelo Fale Conosco, deixando o elogio.

Ao contrário dos atendentes, a Fabiana me explicou que como a parcela da próxima mensalidade ainda estava “em aberto” e eu já havia solicitado o cancelamento, era possível cancelar essa cobrança, ação, que até onde me informaram, “era impossível”. Perguntei: como? E ela clicou em um botão e cancelou. Sim, era simples assim.

Quanto à anuidade, ela foi bem franca e explicou que a lógica do setor financeiro é mais ou menos dessa frieza: “infelizmente, a ANUIDADE é uma taxa de manutenção, não tendo nada a ver com a utilização ou não da academia pelo período de um ano. Isso estava no contrato. Além do mais, reaver este valor agora que ele já foi pago é mais difícil”. Esse blá-blá-blá não me intimidou em dizer para a gerente que a ANUIDADE não tem esse nome por acaso, tem alguma a coisa a ver com o ANO. Além disso, reafirmei que considerava a cobrança indevida. Lhes disse porque não tinham a boa fé de nos avisar, por e-mail, que a renovação estava prestes a acontecer e que era necessário formalizar o cancelamento, pois, caso contrário, seria cobrada a próxima mensalidade e uma anuidade? Enquanto recebo e-mails sobre eventos promovidos pela Academia, não recebi um e-mail sequer que realmente pudesse me ajudar e, de fato, demonstrar que há um compromisso da Smart com o cliente. Por enquanto, percebo que o único compromisso é com o bolso. Uma pena.

A gerente formalizou um pedido de estorno (sim! existe essa possibilidade), mas esclareceu das dificuldades em se obter isso. Vamos aguardar.

