Abandonando o papel de vítima

O ser humano, de uma forma geral, procura sempre o caminho mais fácil para obter ou explicar as coisas. Quando falhamos ou não atingimos um resultado, muitas vezes procuramos culpados, o que nos impede de enxergamos nossas próprias falhas e, com elas, progredir.

É disso que trata o texto “A terceirização da culpa nas profissões jurídicas“, escrito por Vladimir Passos de Freitas, pela revista Consultor Jurídico. Embora o título do artigo limite-se às profissões jurídicas, ele pode ser aplicado não somente às demais profissões, mas também a diversos outros aspectos da vida cotidiana.

De qualquer forma, nem sempre ganharemos e isso não significa, necessariamente, que somos fracassados ou que não somos suficientemente bons. Pode significar apenas que perder faz parte do processo.

Fica um trecho do artigo (levemente adaptado):

“O que se está querendo dizer é que nenhum de nós gosta de admitir um erro. Alguns chegam a reagir com agressividade quando algo dá errado. Cada expectativa não alcançada corresponde à busca de um culpado.

“Bem melhor é conseguir superar-se, livrar-se do aconchegante papel de vítima:

– Primeiro, analisando o insucesso com calma e vendo se poderia ter agido de forma a obter melhor resultado;

– Segundo, assumindo a responsabilidade e pedindo desculpas, o que, ao contrário do que se pensa, só engrandece a pessoa;

– Terceiro, apontando, se possível, a solução.

“Com mais determinação, equilíbrio emocional e menos terceirização de nossas falhas, alcançaremos melhores resultados e criaremos um ambiente de trabalho mais prazeroso e eficiente.”

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